terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Aprenda a cuidar da pele alérgica


No verão, como a pele está mais exposta, é comum que as alergias não se manifestem em seu corpo. Primeiro, é preciso saber a causa de sua alergia para que possa prevenir, tratar e quem sabe solucionar.
A alergia de pele é uma reação inflamatória causada por substâncias estranhas que atacam nosso organismo causando coceiras, vermelhidão, descamação da pele e bolhas vermelhas ou brancas. As reações alérgicas podem ser localizadas em uma determinada região do corpo ou dependendo da gravidade do quadro pode espalhar-se pelo corpo inteiro.
As alergias de pele podem ser causadas por diversos motivos, os mais simples são: picada de insetos, intoxicação alimentar, alergia a medicamentos, poluentes, cremes, contato com plantas ou materiais irritantes, como, por exemplo, pelo de animais. O pólen e os ácaros raramente causam alergias na pele.
A alergia pode apresentar um ou mais sintomas, como por exemplo, coceira, vermelhidão, descamação da pele, apresentar bolhas vermelhas ou brancas, etc.
Manter a pele bem hidratada e fazer compressas com agentes calmantes como a camomila ou alfazema podem aliviar os sintomas da alergia passando a irritabilidade. Se a alergia não for tratada adequadamente a pele pode ficar com manchas residuais ou até mesmo cicatrizes.
O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, pois em alguns casos deve ser feito com anti-histamínico corticoide com dosagens de acordo com o quadro clínico do paciente. Os tratamentos podem ser feitos a base de comprimidos, xaropes, utilizando um creme ou pomada na região afetada.
Para evitar ou até mesmo cuidar da pele alérgica, procure sempre usar roupas de 100% algodão, pois os fios sintéticos agravam mais a situação. Só não utilize roupas de algodão na hora de praticar atividades físicas, pois o tecido pode tornar-se pesado devido o suor. Utilize roupas apropriadas para atividade física, onde os tecidos são especiais para a ocasião.
Outra dica importante é usar cosméticos infantis, principalmente os de higiene, pois eles são sem álcool e apresentam baixa concentração de componentes que possam causar algum tipo de alergia.
Pesquisadores americanos afirmam que usar shampoo de bebe no lugar do sabonete para lavar o rosto diminui 90% a coceira, vermelhidão e inchaço na região dos olhos. Pois eles removem as impurezas que ficam acumuladas nas pálpebras.
Sabonetes neutro ou de glicerina são os mais indicados para lavar a pele sensível sem remover a camada protetora . Alguns Dermatologistas indicam sabonete liquido infantil.
Procure não esfregar demais a pele, porque você pode causar lesões e romper fibras do colágeno e elasticidade. Procure fazer uma massagem suave para estimular a circulação local aumentando a chegada dos nutrientes.
Evite todos os tipos de roupas justas, pois elas ficam em constante atrito com a pele aumentando a irritabilidade da região. Utilizar cremes hidratantes e logo vestir a roupa não e indicado, porque o produto fica acumulado e a pele não respira e tende a ficar irritada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário