terça-feira, 17 de novembro de 2015

Manchas escuras na pele: cuidado com receitas caseiras!

Boa tarde.
Tudo bem pessoal?
Hoje vou postar sobre uma matéria que a Cerapura me enviou por email, segue abaixo:
Manchas escuras na pele: cuidado com receitas caseiras!
Quando falamos de manchas na pele, as regiões do corpo que mais sofrem com esse problema são: virilha, axilas e parte interna das coxas. Devido ao desconforto e à estética, muitas pessoas buscam a solução em receitas caseiras para aliviar a má impressão, principalmente nos dias mais quentes, quando o corpo fica mais exposto.
Mas, o que pode acontecer é que essas receitas que prometem resolver as manchas na pele acabam piorando a situação. Por exemplo, limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as machas escuras, porém, essas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.
Primeiro, vamos entender porque surgem essas machas escuras na pele. As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele. Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura.
Outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. Mas a tonalidade da pele também é determinante para a coloração da mancha e que isso deve ser levado em consideração na hora do tratamento. A pele morena terá manchas mais escuras que uma pessoa de pele mais clara porque nesse processo ocorre a hiperpigmentação.
Receitas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros. Veja os resultados de usar ingredientes naturais para clarear manchas:
Maisena: o amido realmente acalma a irritação aliviando o problema, mas não é capaz de clarear a pele, por isso, não funciona.
Limão com açúcar: essa é a pior solução. Se exposto ao sol, você poderá sofrer queimaduras graves.
Fubá com aveia: pela espessura granulada da mistura, pode ferir ainda mais a pele, provocando o escurecimento mais intenso.
Água oxigenada: é um produto químico que pode agredir a pele de forma intensa, provocando lesões, queimaduras e até intoxicação.
Talco: ele ajuda a diminuir o atrito no local, porém, sua composição química pode irritar a pele causando o efeito contrário. Faça o teste antes de usar.
É claro que prevenir é sempre a melhor solução, por isso, nunca use desodorantes ou cremes com álcool, mas use e abuse de cremes hidratantes, prefira a depilação com cera ou laser à feita com lâmina, use roupas mais leves e menos coladas ao corpo, use cremes específicos para o seu tipo de pele e capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema.
O ideal em caso de surgimento de manchas é procurar um especialista que indicará o tratamento ideal para cada paciente.


Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário